NOTÍCIAS

Destaque nas principais feiras e mostras internacionais de arquitetura e decoração, as bancadas em porcelanato vêm se confirmando como uma tendência em cozinhas, varandas e áreas gourmet, suítes, banheiros, lavabos, lavanderias e áreas de serviço. Qualidade técnica, beleza e alta durabilidade são alguns dos diferenciais que tornam as superfícies cerâmicas ideais para os projetos, principalmente quando comparado aos materiais naturais, proporcionando ainda um custo-benefício muito atrativo.

Atenta a este movimento do mercado, a Eliane Tec contempla em seu portfólio um serviço especializado para o desenvolvimento de bancadas em porcelanatos de diferentes formatos, cores, tonalidades e estilos. A seguir, confira alguns projetos e as principais vantagens técnicas e estéticas das superfícies cerâmicas:

Baixa porosidade e alta resistência térmica

Eliane_Giselle Zanatta

Projeto de Giselle Zanatta com tampo da bancada em Decortiles Carrara. Foto: Rubens Angelotti

As características técnicas dos porcelanatos tornam as peças ideais para o local de preparo das refeições, principalmente quando se fala de saúde. "O porcelanato tem uma absorção quase nula, o que confere também uma facilidade de limpeza e manutenção das bancadas", conta a arquiteta Giselle Zanatta. Por possuir baixa porosidade, o material evita também a consequente proliferação de mofos e bactérias que podem contaminar os alimentos, além de evitar o surgimento de manchas. A infinidade de acabamentos fáceis de limpar também é um importante diferencial.

Outro ponto que chama a atenção é a alta resistência química e mecânica às variações de temperatura, podendo receber panelas recém-saídas do fogo minimizando as chances de a cerâmica trincar ou sofrer outro tipo de alteração física.

Variedade de design

Eliane_Villa  Arquitetura

Projeto de Villa Arquitetura, com bancada esculpida em Decortiles Bronzo. Foto Dennys Manske

O grande diferencial das bancadas em porcelanato com relação a outros materiais é a variedade de design – obtida por meio da decoração digital –, o que possibilita a criação de superfícies que remetem desde pedras nobres a madeiras envelhecidas, com padrões que trazem com perfeição as tonalidades, texturas e nuances dos materiais naturais, além de uma ampla variedade de cores e desenhos uniformes. "Os porcelanatos possuem diversas possibilidades de padrões que dificilmente se encontram em uma pedra natural. Há estampas bem diferentes, como tons mais terrosos, intensos e veios salientes que tornam as bancadas o grande destaque no projeto", comenta André Leonardo Azevedo, arquiteto da Villa Arquitetura.

Uniformidade estética

Eliane_Estudio  AA

Projeto de Estúdio A.A, com bancada paginada em Eliane Ônix Cristal. Foto Jesus Perez

A tecnologia de impressão digital empregada nos revestimentos cerâmicos permite que as superfícies ganhem efeitos muito similares aos materiais naturais, possuindo uma grande uniformidade estética entre as faces. Isso quer dizer que é possível escolher uma grande placa com desenhos bem definidos e marcados – como os clássicos mármores, por exemplo – ou peças que sigam um design mais uniforme, com fundo claro e menos veios aparentes. "Para se atingir um visual mais uniforme nas bancadas, os porcelanatos são muito eficazes na solução, pois, por serem manipuladas digitalmente, é possível retratar na superfície cerâmica a parte mais nobre do material natural, mais regular em termos de desenhos, com visual mais homogêneo", explica Alexandra Barbosa Nogueira, arquiteta do Estúdio A.A.

Possibilidade de personalização

Eliane_Alavaski Arquitetura

Projeto de Alavaski Arquitetura com bancada esculpida em Eliane Pulpis Gray. Foto Gustavo Awad

Para manter um visual mais próximo do natural, alguns profissionais optam por utilizar formatos maiores de porcelanatos do que os tradicionalmente utilizados em pisos e paredes. Os grandes formatos – que variam entre 60 x 120 cm, 120x240 cm e 120x120 cm – se destacam por proporcionar uma melhor aplicação nas bancadas já que não necessitam de recortes e junções de outras peças para compor uma única superfície, mantendo um melhor aproveitamento do design estético.

Aliado à possibilidade de ser esculpida especialmente para cada projeto, as bancadas em revestimento cerâmico se tornam peças totalmente personalizadas e exclusivas. "Os porcelanatos geram uma bela solução estética por proporcionar uma gama enorme de opções de cores e acabamentos. Isso permite mais criatividade na hora de criar a bancada, permitindo desenhar uma peça feita sob medida – em termos estéticos e de tamanho – para cada projeto, com um custo-benefício muito interessante", comenta a arquiteta Jéssica Alavaski.

LEIA TAMBÉM

MATÉRIAS TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
MATÉRIAS DECORACAO DE INTERIORES
Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso