MATÉRIAS

Os dias quentes do verão são sempre um convite às tardes descontraídas ao redor da piscina. E, com o avanço das tecnologias envolvidas em sua construção, elas conseguem oferecer um amplo conjunto de opções em acabamentos, formatos, medidas e acessórios, além, é claro, de ajudar a aliviar o calor.

Com a limitação de espaços cada vez mais enxutos, os ambientes começam a ser entregues integrados e, com as piscinas, isso não é diferente. As "prainhas" e os spas, antes reservados a lugares exclusivos, por exemplo, agora começam a surgir conectados com o resto da piscina, ganhando novos formatos e opções. As bordas infinitas, que criam ilusões de ótica, também aparecem, atualmente, de forma corriqueira nos projetos, além de outras tendências que chegam para deixar a área externa cheia de charme. Confira, a seguir, algumas delas para quem busca piscinas funcionais e exclusivas:

Praia em casa: os modelos com "prainha" são perfeitos para aqueles que se preocupam não apenas com o interior da piscina, mas também com o seu entorno. São ideais, por exemplo, para o momento de descontração com as crianças, pois acomodam espreguiçadeiras propícias para uma boa leitura à sombra de uma árvore. Neste projeto da BC Arquitetos, no Rio de Janeiro, a "prainha" serve como área de contemplação para a casa totalmente integrada.

Efeito visual: a piscina de borda infinita é pensada para quem quer um décor exterior inusitado, pois a ideia cria, entre outras coisas, uma ilusão ótica em que a água parece se estender até o horizonte. A opção conquista cada vez mais espaço e funciona muito bem, ainda, em locais mais elevados como coberturas ou terrenos voltados para declives, o que a faz parecer suspensa. Ela também pode ser usada, mesmo em lugares baixos, como neste projeto da Europa Garden com paisagismo de Carlos Zaranza, em Fortaleza (CE), onde a borda infinita cria um efeito de união entre a natureza e a piscina.
 
Tudo a vista: a piscina com faces de vidro é cada vez mais desejada, pois permite a visão do interior quando a transparência fica exposta para uma área externa. O resultado é a valorização do ambiente através da leveza do vidro e do aspecto agradável e chamativo, especialmente quando o modelo contempla iluminação interna. Neste projeto da arquiteta Andressa Dangui, em Itapema, Santa Catarina, a face fica virada para uma piscina mais rasa e possibilita que o revestimento se torne o protagonista do lugar.
 
Tudo em um: outra necessidade latente do mercado é conseguir aproveitar o mesmo produto para os mais diversos usos. E, conseguir unir spa, "prainha" e iluminação tem se tornado uma tendência crescente para se criar um local onde toda família consiga aproveitar ao mesmo tempo, como é o caso deste projeto da Situar Arquitetura, em Belo Horizonte.
Fonte: Assessoria de Imprensa / UNLIMITED

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2019
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso