MATÉRIAS

Ideia pode ser utilizada tanto nos apartamentos menores quanto nos mais espaçosos

Estar em contato com a natureza oferece muitos benefícios. Mesmo se você mora num condomínio é possível cuidar de plantas de forma que deixa o ambiente agradável e ainda na moda. Uma boa ideia são os jardins verticais que se tornaram tendências nos imóveis, pois podem ser utilizados tanto nos grandes como pequenos apartamentos.

Mas o que é um jardim vertical? São vasos de plantas dispostos em alguma parede da sua casa, instalados em áreas externas, na sala de estar, varanda ou até mesmo na cozinha. A arrumação deles, como o próprio nome diz, acontece de forma vertical.

Foto: Reprodução/ Instagram

Existem várias maneiras de fazê-los, desde os elaborados, que necessitam de profissionais especializados ou kits específicos, até os mais práticos e simples. Veja dicas para construir o seu jardim vertical para encantar seu lar:


Compre os itens necessários

Compre os itens necessários

Para começar a construção do jardim vertical, compre os itens necessários. Os materiais, claro, vão depender do seu objetivo, mas o básico consiste em vasos individuais e pequenas jardineiras, uma pequena pá para jardinagem, terra preta adubada, bambu, treliças, chapa de pinus ou MDF para montar o painel, cordas, parafusos e arames para pendurar os vasos.

Separe o material

Depois da compra dos itens, selecione todo o material e já o separe para facilitar na hora da construção. Uma dica para que tudo se torne mais prático e fácil de montar o jardim é usar uma treliça, de preferência feita com fibras de bambu. Você pode prender elas com parafusos, buchas e ganchinhos.

Selecione a parede

Com tudo em mãos, selecione a parede onde o jardim será montado. Uma sugestão é usar alguma parte da área externa ou de cômodos internos, como sala de jantar e cozinha. Tente escolher sempre paredes lisas e que estejam em evidência, e planeje o local para que o tamanho dele possibilite incluir o número desejado de vasos.

Escolha as espécies de plantas

Antes de começar a plantar, pense exatamente quais as plantas que serão cultivadas ali. Vale utilizar todos os tipos, como ervas aromáticas, folhagens ou flores. Não esqueça de ver se o tamanho da área e dos vasos serão respeitados. Outro detalhe é ver se algumas espécies se adaptam melhor ao local escolhido para o jardim vertical.

Algumas ervas aromáticas e saborosas que podem ser facilmente cultivadas são a cebolinha, o orégano, a folha de louro, a salsa e o alecrim. Para áreas externas, hibisco, a petúnia, a lavanda e a pata-de-vaca são muito utilizadas. Na parte de dentro do apartamento, as melhores escolhas são os cactos, licuala e echeveria.

 

 

Fonte: IBahia


Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso