MATÉRIAS

As novidades do mundo digital estão se tornando grandes aliadas de empresas de todos os setores – inclusive da construção civil. O uso de tecnologias e de novas técnicas trouxe agilidade para um ramo até então pouco explorado, mas que movimenta muito dinheiro. Ferramentas digitais podem reduzir os erros em projetos e o tempo de trabalho, aprimorar a experiência de compra do cliente, melhorar os resultados das entregas e reduzir custos. Veja, a seguir, como três tecnologias estão transformando o setor:

Internet das Coisas (IoT)

Conectando diversos aparelhos em uma mesma rede, essa tecnologia permite que as informações sobre uma obra sejam reunidas em um só sistema de controle. “Ela pode ser instalada dentro de ferramentas de construção, crachás e outros objetos usados em obra para a coleta de dados e análise”, ressalta André Luiz Siqueira Marques, gerente de obras da Camargo Corrêa Infra. Com essa coleta automatizada, a captação manual é eliminada e a transmissão acontece diretamente no sistema – agilizando a tomada de ação quando há ocorrência de desvios, por exemplo.

Drones

Podem auxiliar as empresas a terem uma visão completa em tempo real dos serviços em andamento, permitindo que as falhas sejam corrigidas antes de se tornarem um problema maior. Além disso, os drones podem ser usados para agilizar o transporte de materiais, minimizando deslocamentos desnecessários. Ainda podem auxiliar na realização de inspeções em altura e espaços confinados, atividades que promovem a exposição dos profissionais a um maior risco. “Um grande desafio dos projetos de construção civil é ter uma boa logística em distribuição dos insumos e movimentação entre as frentes de serviço”, explica Marques.

Realidade Virtual e Aumentada

Com a realidade virtual, que recria um universo digital ao usuário, os projetos podem ser visualizados por completo logo no início das atividades. Isso auxilia na predição de possíveis problemas e na melhoria do planejamento. Já a realidade aumentada, que adiciona elementos virtuais à um cenário real, ajuda no acompanhamento e execução de tarefas. “Durante um projeto, é possível fazer um checklist virtual para fazer a análise de todos os itens entregues”, explica o engenheiro André.

Iniciativa brasileira

Em busca de novas soluções relacionadas à modernização de obras – podendo estar ligadas a essas três tecnologias-, o Infra i9 (Programa de Conexão com Startups da Camargo Corrêa Infra) visa selecionar empresas que possam se tornar fornecedoras ou parceiras da companhia e fortalecer a aproximação do ecossistema brasileiro de inovação na construção. Empresas que estejam no estágio de MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e/ou validado podem se inscrever para estes e outros desafios até o dia 29 de julho de 2018. Saiba mais sobre o Programa de Conexão com Startups da Camargo Corrêa Infra e inscreva-se aqui.

Fonte: StartSe


Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso