Obra24horas > Entrevistas >
ENTREVISTAS

O brasileiro produz, em média, meia tonelada de resíduos de construção civil ao ano. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição – Abrecon, o Brasil joga fora oito bilhões de reais ao ano porque não recicla seus produtos. Os dados indicam que 60% do lixo sólido das cidades vêm da construção civil e 70% desse total poderia ser reutilizado.

O Brasil ainda não tem o costume de aproveitar as sobras das construções, o que acaba indo parar nas ruas e entupindo os bueiros, contribuindo para enchentes e poluição nos rios.

Para falar sobre esse assunto, Levi Torres - coordenador da Abrecon concedeu uma entrevista exclusiva ao portal Obra 24 Horas.

Leia a entrevista:

Obra 24horas:  Quais os principais desafios enfrentados no Brasil para a reciclagem de resíduos da construção civil?


O principal desafio enfrentado no setor da reciclagem de resíduos da construção no Brasil é a ausência de políticas para o setor, bem como, estímulo ao negócio da gestão dos resíduos da construção. A sociedade perde com isso, pois hoje os custos dessa omissão são pagos pelo cidadão. A cultura das construtoras também é um grande empecilho para a evolução e o desenvolvimento de produtos ecológicos. O agregado reciclado, oriundo da reciclagem de entulho, enfrenta muita dificuldade para ser aceito pelas obras, ainda que seja mais barato que o agregado de pedreira ou porto de areia.

 

Obra 24horas: Como a tecnologia tem ajudado nesse sentido?


A tecnologia é imprescindível para a sobrevivência de uma usina de reciclagem de entulho devido a competição e a busca por maior eficiência.
Com o auxílio da tecnologia, os processos atinentes a gestão dos resíduos têm aumentado sua eficiência significativamente.

Procedimentos que outrora eram extremamente burocráticos e trabalhosos são facilitados com a introdução de APPs de monitoramento e controle dos resíduos.

 

Obra 24horas: O quão importante é o apoio dos setores públicos para estimular a reciclagem desse tipo de resíduo?


É extremamente importante, pois a reciclagem de entulho está intimamente ligada a  leis e decretos que regulamentam a gestão dos resíduos no Brasil.

Não há condições de operar numa cidade sem lei sobre a gestão de resíduos, como não é possível ter sucesso numa região que não descarta corretamente seus resíduos.

 

Obra 24horas: Quais são as principais tendências em reciclagem de resíduos da construção civil para os próximos anos?


Seguramente é a automação que já transforma o setor num mercado mais eficiente. Sistemas de recepção de entulho aliados a mesas de triagem (table ou pick station) conseguem ter uma produtividade muito superior àquelas plantas que trabalham com o modelo convencional de catação do resíduo no chão.

Entrevista concedida a jornalista Isabella Robaina com exclusividade para o portal Obra 24 Horas.

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso