ARTIGOS

A construção civil foi um destaque positivo nos dois últimos meses do ano no índice Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). No entanto, essa recuperação não evitou a queda de 0,7% do indicador, trazendo a primeira variação negativa após cinco meses.

Apesar do índice negativo, nós da Afonso França acreditamos em um desempenho positivo para o setor como um todo neste ano, tomando como base os nossos números. Fechamos 2017 com faturamento de R$ 480 milhões, 20% acima do volume registrado no ano anterior e temos R$ 600 milhões em carteira em projetos já contratados para o exercício de 2018.

Para se diferenciar dentro desse mercado é preciso estar atento e preparado para as mudanças que devem vir. Diante dos inúmeros fatores de influência no ramo, que estão em frequente alteração, os empresários precisam de informações que os auxiliem e garantam maior segurança na tomada das decisões estratégicas.

A evolução que proporcionamos recentemente à marca da Afonso França é um reflexo dessa cultura de inovação e do nosso processo de modernização que envolveu a presença em mídias sociais, mudança da identidade visual, a reforma da nossa sede em São Paulo e a obtenção de certificação de qualidade para a construção, execução, projetos e desenvolvimento, gestão e gerenciamento de obras civis para todos os segmentos em que atua com seus processos auditados pela Fundação Vanzolini.

Mais do que acompanhar as tendências e atualizar-se, manter em constante prioridade a criação de novas maneiras de se pensar e conduzir os negócios é primordial para qualquer empresa manter-se competitiva e adequada às novas realidades do mercado. Estamos diante de um cenário desafiador, é claro, mas enxergamos que um trabalho de inteligência que identifique necessidades particulares é a chave para desbravar mercados que configurem oportunidades de negócio com potencial de gerar bons resultados.

Nos referimos às novas estratégias adotadas há cerca de cinco anos, quando a companhia aperfeiçoou o processo de analisar segmentos específicos, preparar equipes e desenvolver know-how necessário para realizar obras com características especiais. A partir dessa visão de como gerir seu negócio, a Afonso França conquistou uma série de contratos em setores como farmacêutico, papel e celulose, alimentício e o de tecnologia.

É necessário, para a consolidação das empresas desse setor em seus portfólios de atuação, que se estabeleçam no mercado não apenas pela concorrência de preços que não é condição suficiente para os clientes do mercado de obras em geral, que esperam contar com construtoras preparadas para aplicar inteligência, qualidade, tecnologia e atendimento diferenciado à prestação de serviços de construção. Nós nos propomos justamente a agregar valor, dar tranquilidade a partir de uma gestão transparente junto ao cliente, entregando a qualidade de serviço que ele quer e merece receber.

Artigo escrito por Cláudio Afonso e Estevam França – sócio-fundadores da Afonso França Engenharia

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso