ARTIGOS

Mais do que um modismo, o investimento na transformação dos escritórios em Open Spaces marca a transformação do relacionamento entre funcionários e empresa. A preocupação em operar de uma maneira menos burocrática e de promover o bem-estar aos colaboradores atende uma demanda do mercado corporativo, especialmente nos últimos 10 anos – a falta de comunicação e a insatisfação. Por isso, os novos espaços são pautados em humanização e áreas de descompressão.

A arquitetura afeta diretamente a percepção sobre qual comportamento adotar em determinado ambiente. Ao entrar em um escritório mal iluminado, com baias separando os funcionários e um caráter impessoal, a imagem obtida é: este é um ambiente onde a conversa não é tolerada, por isso as divisórias; a iluminação cansa as vistas e não está preocupada com o conforto visual, acaba sendo um convite para que você se retire do ambiente; e o caráter impessoal explícita que os indivíduos são meros ocupantes e não uma equipe.

Aponto aqui 5 pontos-chave para um escritório eficiente:

Humanização dos Espaços – Paredes cinzas, divisórias, uma cadeira desconfortável e um computador. Os antigos projetos corporativos não levavam em consideração que os ambientes corporativos são espaços de convivência, acima de tudo. Com o aumento do grau de descontentamento dos colaboradores, a resposta ao problema surgiu através da arquitetura: transformar os espaços é também transformar a dinâmica das relações dentro do escritório.

Apostando em uma organização horizontal, as equipes passaram a operar juntas e de maneira menos burocrática. Um e-mail pode ser substituído por uma conversa rápida e muito mais esclarecedora. Os novos projetos levam tudo em consideração – desde o mobiliário, cores até a iluminação. Os resultados já mostram a efetividade da mudança: uma operação mais coesa, funcionários mais motivados e, consequentemente, mais produtividade.

Identidade dos Espaços – Em Open Offices a circulação é celebrada, seja para colaborar ou para buscar espaços mais silenciosos quando necessário. É importante que o projeto de arquitetura determine espaços específicos para cada momento – de colaboração, descompressão, reuniões e de relação interpessoal.

Cada ambiente conta com decoração, iluminação e mobiliário específicos ao uso garantem que todos entendam qual o intuito de cada ambiente. Além disso, ajudam a organizar a dinâmica de aproveitamento dos espaços, garantindo que se possa colaborar quando preciso, mas também ter um momento de foco se necessário. O investimento em materiais acústicos e outras tecnologias também pode acrescentar mais conforto ao dia-a-dia dos usuários - uma sala de reunião silenciosa, com infraestrutura para conectar diversos dispositivos ou mesmo salas flexíveis que podem se transformar em salas de treinamento com pouco esforço.

Bem-Estar – A globalização modificou o mundo corporativo. Hoje, se passa mais tempo no escritório e se negocia em tempo real com diversos países diferentes e com fusos horários distintos. Por isso, investir em um ambiente corporativo com espaços de relaxamento, mais confortável e humanizado é atuar diretamente na qualidade do serviço prestado.

Além disso, há a questão da pressão que diversos setores enfrentam – sobretudo os que atendem ao público, como Centrais de Relacionamento. Em médio e longo prazo, o estresse contínuo leva os colaboradores a adoecerem ou mesmo se demitirem. A consequência da evasão é que, muitas vezes, a equipe nunca está completa e a empresa precisa investir continuamente em treinamento.

Transparência em todas as etapas – Nesse momento de transformação do mercado corporativo cabe também aos escritórios de arquitetura se atualizarem para atender melhor aos clientes empresariais. E também é importante que os clientes saibam que é possível e desejável a participação ativa durante todos os processos - Do desenvolvimento à execução.

O Studio BR Arquitetura inicia seu trabalho junto aos clientes desde a busca pelo imóvel correto, passando por estudos de custos e viabilidade nos imóveis pré-selecionados, e então iniciando seu trabalho de pesquisa e compreensão das reais necessidades de cada cliente para materializar seu projeto final.

Identidade Única - As empresas não são iguais, tampouco os escritórios. Se cada companhia possui Missão, Visão e Valores distintos, a melhor maneira de propagar a identidade entre os colaboradores e clientes é através dos espaços físicos únicos e coesos com a própria marca.

Cada projeto deve traduzir a imagem da empresa – não apenas por uma questão estética, mas para fortalecer a ética de trabalho no core das operações diárias. Uma empresa jovem, dinâmica e que propõe novas soluções, mas que opera em um ambiente onde o poder é vertical – de cima para baixo – e que não valoriza a integração dos colaboradores não pode exigir novas práticas de seus colaboradores com os clientes, ou, ao menos, que essas soluções sejam efetivas.

Bruna de Lucca, diretora do Studio BR Arquitetura

Artigo escrito por Bruna de Lucca, diretora do Studio BR Arquitetura

Copyright Portal Obra24horas | 2005-2018
Contato: (011) 3124-5324 | Termos de Uso